domingo, 14 de dezembro de 2008

Leia como um scaner

Sempre me interessei por esse assunto fantástico, a "leitura dinâmica", mas nunca tive a oportunidade de achar um site legal pra se ler sobre o assunto, nem vontade de comprar um livro sobre isso. Perdia tempo, se tivesse comprado um livro que falasse sobre essa forma de leitura, já teria lido uma bibliotéca.

Acontece que não comprei o livro, nem achei um site magnífico. Li hoje numa revista, a SUPER.
Nela havia várias dicas sobre essa mágica de ler um livro de 65.000 palavras(dom casmurro, por exemplo) em aproximadamente duas horas. As dicas são mais ou menos assim:

1-LEIA NO SILÊNCIO ABSOLUTO
desligue tudo o que faz ruido no teu quarto, feche a porta e a janela. Prenda o cachorro e peça pro irmão calar a boca. Sente-se confortávelmente e leia.

2-CRONOMETRE O TEMPO
no início é difícil mas segundo a revista, com o tempo você fica expert em ler rapidamente! Leia o mesmo texto várias vezes pra treinar, com o tempo você não vai ver um texto como uma fila de letras, vai ver ele em "blocos". Um leitor normal lê 150 palavras em um minuto, já um leitor dinâmico lê 800!

3-USE OS DEDOS
muito importante pra alguns leitores-pra mim só atrapalha-. No manual da revista dizia que é bom ler acompanhando com os dedos pra não se perder e ler a mesma linha duas vezes(ou mais).

4-TROQUE DE LEITURA
Depois de ler rápidamente o mesmo texto de um assunto específico leia informações mais leves, como uma fútil "caras" da vida. E depois passe pra livros, e depois livros mais complexos, e depois você vai se tornar um leitor de primeira.
Ah, esqueça-se de não ler em voz alta ou movimentar os lábios ao treinar.

Boa leitura, e aproveitando o assunto, leia "A revolução dos bichos" de George Orweel e "Ilusões, as aventuras de um messias indeciso", de Richard Bach.

1 Comentário:

Jesus disse...

Mas leitura dinâmica só serve pra textos que você já leu.

Postar um comentário